sábado, 15 de outubro de 2011

AMIZADE SINCERA

É impressionante a quantidade de mensagens coletivas que circulam no Orkut com trechos e frases exaltando a amizade. Exemplo:

“Oi amigo, como não posso te abraçar, gostaria de pelo menos poder estar presente no teu dia-a-dia, e expressar a felicidade que tenho de ser seu amigo. Hoje em dia devemos realmente estar o máximo que podemos próximos dos amigos... Quando eu escrevi isso para você, não poderia imaginar tocar tão fundo, mas a realidade é uma só; precisamos sempre de quem nos cerca e amamos. Portanto, sorria sempre e espante a dor e a solidão, e quando quiser bata procurando por mim, o seu eterno amigo”.

Em seguida vem o desenho de um bichinho pedindo para você clicar em cima, o que vai te direcionar a um site qualquer tentando te vender alguma coisa. É cômico receber textos com declarações de amizade tão profunda de pessoas que você nunca viu. Claro que deve ser muito bom ouvir isso de um amigo, mas, cá entre nós, algum amigo já te vez esse tipo de declaração? Para mim, nunca! Tenho amigos de longa data, mas até hoje nenhum deles se declarou de forma tão piegas. Será que a palavra amizade está perdendo o seu real sentido e valor?

A meu ver, a verdadeira demonstração de amizade está em gestos simples e espontâneos. Sem querer imitar os textos “orkutianos”, posso dizer que a verdadeira amizade é uma espécie de amor sem sexo. Que o amigo verdadeiro só faz críticas construtivas, não tentar te derrubar e te aceita como você é, porque admira tuas qualidades e não dá muita atenção aos teus defeitos.

O amigo verdadeiro é aquele que não te abandona quando a barra pesa. Quando você tem grana e saúde é fácil ter amigos, mas quando você está em um hospital ou levou uma rasteira da vida e perdeu tudo, só o verdadeiro amigo fica do teu lado, segura a tua mão e diz: “Calma, tudo vai dar certo”.

O verdadeiro amigo é aquele que continua ao teu lado quando, todo mundo já se foi.

Amigo de verdade te acompanha mesmo estando longe e fica feliz com o teu sucesso. Ele diz o que pensa sem querer te ofender e com todo cuidado para não parecer superior. Ele se “espelha” em você, quer ser igual a você. Ele não te abandona na balada apesar da sua chatice, decorrente do porre que tomou. Fica ali ouvindo carinhosamente as baboseiras que você diz, e, com certeza vai rir delas com você amanhã.

O verdadeiro amigo, não some quando está namorando, quer que você participe de sua felicidade, e quando você arruma um novo amor, torce para que tudo dê certo e vira até um conselheiro sentimental, em caso de briga, visando sempre a tua felicidade. A verdadeira amizade não precisa de mensagens públicas para você lembrar que ela existe. Você sente sua consideração e a história da relação mostra o quanto essa amizade é sincera.
Você concorda?

Nenhum comentário:

O Brasão dos Sátiros