sábado, 15 de outubro de 2011

Um Nordestino em São Paulo

Arranjei numa padaria o meu primeiro emprego. Tabaréu da roça nunca sabe o que é nada e por nunca ter escutado tamanha peripécia pensava que toda dúzia era de ovo.

No balcão da padoca o distinto cidadão olha para minha cara de baiano retardado recém chegado do nordeste e diz:

- Meia dúzia por favor?!

- Me desgracei na pilha de saquinhos... saquei seis ovos, e para impressioná-lo, os mais bonitos, grandes e brancos da cartela pensando que estava fazendo um FUTURÃO!!!

O coitado do cliente fidelíssimo de tantos anos comprando nessa padaria, viu, mas nunca lhe passou pela cabeça que eu estava pegando para ele esses tão maravilhosos ovos! Pois numa padaria se pede meia dúzia só pode ser de pão.. . pensava ele. Ledo engano.

Depois de 30 segundos de labuta para escolher o melhor ovo para o simpático cliente, volto eufórico por ter conseguido essa façanha em tão pouco tempo de trabalho e com a maior ingenuidade do mundo questiono:

- Algo mais senhor?
Ele fala:
- Eu pedi seis paezinhos.
Eu lhe digo me fazendo de mais rogado ainda:
- Desculpe-me senhor eu não havia compreendido (com o melhor português que alguém que ocupava o meu cargo poderia utilizar).

Me dirigi mais uma vez a pilha de sacolinhas apanho uma que cabe os benditos seis pães, os empacoto e lhe pergunto:

- Algo mais senhor que eu possa ajudá-lo?
Ele responde meio com cara de ué...
- Eu só pedi meia dúzia de paezinhos...e eu completei:
- Não. O senhor pediu meia dúzia e eu lhe apanhei os ovos, e agora mais 06 paezinhos que acabei de apanhá-los.

O coitado do freguês, cara com cara de retardado, olhando para mim com cara de besta ao quadrado, não quis contestar muito e nem relutar pois de certo com toda a certeza eu iria convencê-lo a levar também os ovos que ele nunca havia pedido.

O moço, inquieto me olhou com toda a paciência do mundo.
- Moço...
Eu lhe interrompo:
- Sátiro!!!
Ele:
- Pois bem Satiro.... (ainda falou errado), eu não quero mais a meia dúzia de ovos, que eu lhe pedi. Agora eu só vou querer os 06 pãezinhos, pois lá em casa eles não gostam de pão com ovo.
Eu com a cara de balconista inteligente respondo:
- Não faz mal senhor... eu os recolho.

O coitado sai com o saquinho e seus 06 pãezinhos, enquanto eu com cara de rogado também saio com meia dúzia de ovos, e antes que qualquer pessoa visse, eu numa velocidade de avião... pondo em prática o que aprendi desde criança, lanço a meia dúzia de ovos no lixo. Acreditando que já haviam me causado transtorno demais preferindo assim que ficassem bem longe de mim, quando na realidade eu acreditei piamente que por já ter sido usado uma vez... deveria ir para o lixo e não para o meio dos ovos virgens até então nunca ensacados...

E por pior que pareça até ainda 02 meses depois quando alguém pedia meia dúzia eu dizia meio que revoltado:

- De ovos ou de pão?

Nenhum comentário:

O Brasão dos Sátiros