sábado, 17 de novembro de 2018

PENTECOSTAL QUE NÃO ENTENDE DE PENTECOSTE

Engraçada a discussão que tive hoje à tarde com o motorista do Uber vindo do centro de Diadema.

Pentecostalista ferrenho, criticava "do nada" atos de crença de religiões afro que estavam perto do muro do cemitério de Diadema em formato de oferenda.

Em cinco minutos lhe mostrei que a sua denominação religiosa que começou em 1906, dissidente de uma crença tradicional oriunda de batista e metodista, que ele também não gosta, não poderia ser tão boa assim.

Ele nem entendia o que era esta "oferenda" que ele chamou de "macumba" - (pois ele colocou a umbanda e o candomblé no mesmo caldeirão) e que nasceu há pelo menos 600 anos antes da religião que ele reconhece como verdadeira ter sido originada, por volta de 500 a.C, e aqui no Brasil chegou 200 anos antes da criação da ramificação da religião dele, que já é o ramo do ramo do ramo do pentecostalismo de Azuza em Los Angeles.

Ele me perguntou se eu era espírita!
Outro engano, porque o espíritismo não tem nada haver com o candomblé ou a umbanda.

Quando eu disse que era cristão, esse homem arregalou o olho como se eu tivesse falado um palavrão, ou visto o "coisa-ruim".

Eu vi a hora dele me jogar pra fora do carro!

Ficou mudo de lá até chegar em casa, e eu no banco de trás, calado morrendo de medo da nota que ele ia me avaliar quando terminasse a corrida.

Como sou do bem, avaliei o dito com 5 estrelas e ainda lhe fiz um elogio pedindo que os orixás o abençoe! 

Espero que ele tenha feito o mesmo.

Nenhum comentário:

O Brasão dos Sátiros