Como ciência da educação a Pedagogia precisa passar da racionalidade técnica à racionalidade prática, reflexiva, formativa e emancipatória.
A formação de pedagogo deve enfatizar o aspecto crítico-reflexivo, que compreenda a complexa pluralidade do âmbito educacional, a necessidade de mediar um processo de aprendizagem voltado para a formação integral de um sujeito de pensamento fragmentado, acrítico, alienado das questões políticas e socioculturais, incluindo a famigerada distopia que tem sido a história da escola sem homofobia, que tem se tornado o pesadelo de muitos que conquistaram o Diploma de Pedagogia, isso especificamente porque não são pedagogos, apenas tem diplomas.
Está claro que essa tarefa extrapola os muros escolares.
A formação de pedagogo deve enfatizar o aspecto crítico-reflexivo, que compreenda a complexa pluralidade do âmbito educacional, a necessidade de mediar um processo de aprendizagem voltado para a formação integral de um sujeito de pensamento fragmentado, acrítico, alienado das questões políticas e socioculturais, incluindo a famigerada distopia que tem sido a história da escola sem homofobia, que tem se tornado o pesadelo de muitos que conquistaram o Diploma de Pedagogia, isso especificamente porque não são pedagogos, apenas tem diplomas.
Está claro que essa tarefa extrapola os muros escolares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário